Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí . Foto: Marcos Porto

O Município de Itajaí contará, em breve, com até 100 leitos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen, exclusivos para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. A ampliação foi discutida nesta quarta-feira (8) em reuniões da administração municipal com a Secretaria de Estado da Saúde e a direção da unidade hospitalar. Com a confirmação do investimento estadual, serão implantados 60 leitos de UTI no atual prédio do hospital e mais 40 leitos no Complexo Madre Teresa, que está em construção, todos com respiradores.

A confirmação de ampliação dos leitos foi sinalizada pelo secretário adjunto de Saúde do Estado, André Motta, que esteve na cidade nesta quarta para visitar os hospitais Marieta e Pequeno Anjo e o Centro Ambulatorial de Triagem, no CIS. O Governo Estadual já havia firmado compromisso de apoiar a implantação de mais 30 leitos de UTI no Hospital Marieta – a instituição chegaria a 60 leitos, sendo 40 para COVID-19 e 20 para outros pacientes. Porém, também será possível instalar outros 20 leitos de UTI no atual complexo, totalizando 60 leitos de UTI apenas para pacientes com coronavírus.

Outros 40 leitos de UTI exclusivos para pacientes com COVID-19 serão implantados no Complexo Madre Teresa, cuja obra está em andamento.

Um dos andares será destinado especialmente para implantação de 40 leitos de UTI e outro para leitos de enfermaria. Com isso, ficarão disponíveis até 100 leitos de UTI, com respiradores, para a região enfrentar a COVID-19.

Outra confirmação importante do Estado foi em relação a ampliação de leitos de UTI no Hospital Infantil Pequeno Anjo, que é referência para a região. O hospital passará de oito para 14 leitos de UTI pediátricos.

Hospital de Campanha em Itajaí

O governador Carlos Moisés anunciou nesta quarta-feira (8) que o primeiro hospital de campanha para atender pacientes com COVID-19 em Santa Catarina será montado em Itajaí, no pavilhão do Centreventos. O local contará com 100 leitos de UTI para atender preferencialmente a região da Foz do Rio Itajaí. Todos os recursos para a montagem do hospital serão próprios do Governo do Estado.

Nesta quinta-feira (9) à noite, o chefe da Defesa Civil de SC, João Batista Cordeiro Júnior, deverá se reunir com os prefeitos da AMFRI para dar mais detalhes sobre o assunto.

 

Fonte: Prefeitura de Itajaí

Deixe um Comentário